8 dicas e cuidados na hora de “natalizar” seu Pet no final do ano

Natal é época deliciosa de confraternizar com amigos e familiares. E, claro, nossos queridos pets não poderiam ficar de fora desta época tão especial!

Para eles poderem participar com cautela e diversão, preparamos algumas dicas e também cuidados que os tutores devem ter durante a celebração de Natal.

1- Cãozinho Noel

A gente adora vestir nossos companheiros com as melhores roupas e fantasias. Então, nada mais bacana que aproveitar a ocasião para colocar uma linda roupinha de Papai ou Mamãe Noel nos nossos cãezinhos (algumas a venda em nossas lojas). Evite roupas que tenham peças pequenas que possam ser engolidas, como botões, e fique atento à temperatura e bem-estar do pet.

Lembre-se de acostumar o pet com antecedência e com paciência, oferecendo muitos petiscos e palavras de incentivo. Além disso, escove bem os pelos antes de colocar a roupa e certifique-se também de que o animal está bem seco. Se o cão apresentar sinais de desconforto, retire a roupa imediatamente.

2- Bichano na brincadeira

Alguns gatos já acostumados a roupinhas e acessórios podem também vestir-se para a ocasião, com a melhor roupa típica. As regras valem para eles também: acostumá-los antes com bastante associação positiva, escolher as roupinhas com cuidado, retirar se o pet estiver incomodado, e ter pelos escovados e secos antes de se tornarem o Papai ou Mamãe Noel da casa são cuidados imprescindíveis!

3- Pets de todos os tipos podem celebrar

coelhoQuem tem outros animais, fique tranquilo!  Decorações e roupinhas pra eles também fazem parte da festa. Mas sempre acostume o animal com a roupinha antes. Nunca force se o pet não quiser utilizar.

4- Árvore de Natal

A árvore de Natal é um ótimo convite para escaladas, especialmente para os felinos. O ideal é deixá-la presa para evitar acidentes. Maneiras seguras de fazer isso são usando uma base pesada para a árvore ou amarrando um barbante em volta da mesma e prendendo-o a um gancho na parede.

5- Decoração natalina pet friendly

Cães e principalmente gatos adoram brincar com tudo o que encontram pela frente. Portanto, procure evitar enfeites pequenos ou que são facilmente destruídos e ingeridos pelos bichos. Prefira enfeites de plástico ou pelúcia que não quebrem com facilidade nem soltem pedaços.

6- Luzinhas fora do alcance

Outro perigo para os pets nesta época do ano são as luzinhas pisca-pisca. Cães e gatos, principalmente filhotes, acabam roendo os fios e podem levar choques, causando queimaduras locais e até problemas mais sérios, como edemas pulmonares. O ideal é utilizar luzinhas cobertas por plástico (tubo plástico) e deixar os fios o mais longe possível do alcance dos animais, preferencialmente, da metade da árvore para cima.

7- Comida Própria para os Pets

caes

A tentação de dar a mesma comida que estamos comendo para nossos animais cresce durante o Natal, e até mesmo uma visita desavisada pode dar um alimento inapropriado e até tóxico para os pets. É bom avisar a todos que o gesto, por mais inofensivo que pareça, pode fazer muito mal ao animal.

Uma boa alternativa é comprar petiscos em lojas especializadas, que vendem alimentos especiais de Natal para os pets, como panetones e chocolates, a venda na Lojas Patas & Penas. Ou participar da nossa Promoção Pet-Ceia Natalina, que sorteará 5 Pet-Ceias Completas e produzidas com ingredientes frescos, próprios para consumo Pet da Empresa Festa Boa Pra Cachorro.

promo-pet-ceia-6

8- Presentes próprios também

 Muitos tutores gostam de presentear seus pets em datas como o Natal. Caso você seja um destes tutores, não se esqueça de escolher presentes próprios para seu animalzinho. Roupas e brinquedos de humanos são muitas vezes inadequados e até perigosos para eles. Assim como as comidas, hoje em dia são encontradas muitas opções próprias de presentes em lojas Patas & Penas. :)

Agora o seu amiguinho também ficará em clima natalino!

christmas-pets-many-isolated-white-61623916

Créditos: Melhores amigos