Hamster e sua alimentação

Os hamsters comem praticamente de tudo, e é ai que está o perigo, pois certos alimentos podem fazer mal para o seu bichinho.

Primeiramente, é muito importante variar a alimentaão dele, pois como uma criança, enjoa rapidamente se a mesma comida for dada todo o dia; Segundo, é arranjar um comedouro pesado (recomendamos o de inox) para que o hamster não possa virar e derrubar toda a comida no chão.

A seguir, uma lista de alimentos que podem ser dados ao seu mascote, para que assim, a dieta possa ser variada:

Ração
Uma das fontes principais da alimentação do seu hamster, pois possui todos os nutrientes que seu animal precisa.Há também no mercado vários mix de sementes que são muito nutritivas.

Frutas
Maçã, morango, pêra, uva, caqui e banana. Frutas secas não-cítricas.


Verduras

Repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão.

Legumes
Cenoura, nabo, abóbora.

Outros tipos
Semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.

alimentacao-saudavel-x-suplementacao

No caso das frutas, verduras e legumes, lembre-se de lavar bem e dar em pequena quantidade, para que o animal vá se acostumando com a textura do alimento. Não esquecer de dar verduras e legumes crus e sem tempero.

O hamster precisa sempre ter água fresca à disposição. Somente a alimentação não é suficiente para sua hidratação completa. Recomendamos bebedouro tipo garrafinha com bolinha de metal na ponta, pois evita vazamentos.

Caso o criador do hamster seja uma criança, lembre a ela de não dar nenhum tipo de doce ao animal como: chocolate, bolacha, bolo, etc, pois além de ensinar ao animal maus hábitos alimentares, ele engordará demais ao ponto de não conseguir fazer exercícios, como brincar na rodinha, o que deixará o animal estressado ao ponto de poder levá-lo a morte.

 

Fonte: Petsbr

banner-site-janeiro-2017