Gato Preto – Realmente dá azar?

Você provavelmente já ouviu alguma pessoa supersticiosa dizer que o gato preto é sinal de azar. Mas, e você, acredita nisso? O que você pensa sobre esta história?

Esse equívoco de que gatos pretos dão azar não é de hoje (infelizmente…)! E parece que, felizmente, da idade média para os dias de hoje (lá se vão muitos anos de preconceito) essa história mudou, e mudou para melhor.

 

Sabia que na Idade Média os gatos pretos eram considerados bruxas transformadas em bichos? Pois é, essa mentalidade da época que levantou a ideia de que cruzar com gatos pretos na rua poderia trazer má sorte. Foi daí que surgiu a ideia do azar por causa da associação às trevas e magia negra.

A-visit-to-the-worlds-only-black-cat-cafe1__880

A coisa mais inacreditável de todas! No século XV, o papa Inocêncio VII incluiu os gatos na lista dos seres hereges pela Inquisição. E sabe por quê? Guardando o devido respeito à época, neste período, eles eram relacionados aos maus espíritos que muitos atribuíam ao doce felino preto.

Outro fato curioso, é o do Rei Charles I, da Inglaterra, que possuía um gatinho preto, e acreditava que sua sorte estava ligada ao animal. A crença no gato preto era tão grande que ele mantinha o felino vigiado dia e noite. O que aconteceu é que o gato morreu, e logo após este acontecimento, o rei foi preso e em seguida executado.

Mas o que realmente afirmar sobre gatos pretos? Que assim como todos os felinos, eles são muito amáveis, carinhosos, parceiros e super independentes. Aliás, como não ser? Depois de tantos anos e de tantas histórias sobreviver (não ser extinto) por tantas crendices populares é muito além do que independência, serem adaptáveis é uma característica muito peculiar deles.

Fora isso, podemos dizer que eles são muito interessantes, charmosos.

Misconception_Black_Cats_850Não se deixe levar pelas crendices populares, mas de qualquer forma, se você for adotar um gato preto o que você deve ter em mente é que assim como você quer um lar harmonioso e feliz, o felino também quer.

Mas, por que será que ainda existe tanto preconceito contra os gatinhos pretos?

O principal de tudo é a superstição que as algumas poucas pessoas ainda atribuem aos bichanos, tentando perpetuar a aquela velha ideia da Idade Média, por outras vezes, também temos situações sociais que reforçam esta ideia, como, por exemplo, as novelas e os filmes que ao contarem histórias incluindo os felinos nunca os tratam da forma como devem ser tratados; com carinho, respeito e amor.

Acima de todas as coisas o que você deve lembrar é que o gatinho preto não dá azar, ele dá é amor. Não importa a cor do seu gato, o que importa é o afeto, o carinho e o cuidado que você tem com ele. Portanto, não, ele não é agourento e não traz azar! Agourento, na verdade, é todo o preconceito que possa existir em nós

Night_pelt

 

Como pensar nos dias de hoje?

  • Que o gato preto nada mais é que uma cor;
  • Que eles são enigmáticos e charmosos;
  • Que são carinhosos e brincalhões como os gatinhos albinos, malhados e bicolores;
  • Ronronam e amassam pãezinhos.

 

Quais os cuidados que devo ter?

Em virtude das supertições e violências não deixe o seu gato solto. Deixe-os sempre bem guardados e cuidados dentro do lar.

 

Quais os gatos mais procurados?

1º lugar: siameses

2º lugar: brancos ou bicolores

3º lugar: cinzas

4ª lugar: amarelos

5º lugar: tricolores

6º lugar: tigrados ou mouriscos

7º lugar: preto e branco

 

5118409269_090fbdc87e_b-750x498

 

Por que adotar um gato preto?

Uma coisa é muito característica para quem pensa em adotar um gato preto; só querem o gato se for preto, nada além do pretinho. Parece até brincadeira, mas não é, não! É quase que amor à primeira vista. Tá bom, não deixa de ser! Mas é que os felinos pretos causam um verdadeiro frisson em quem os quer. E não se assuste se onde você for adotar o gato te fazerem milhões de perguntas.

É que assim como existem pessoas apaixonadas por gatos pretos, ainda hoje, esses felinos são usados para práticas religiosas. Sim, não é legal! Nós sabemos. Mas é bom que você fique sabendo desta realidade e que ao tentar adotar, também compreenda as casas de adoção que os felinos se encontram. É medida de segurança!

 

Fonte / Créditos / Consulta: CachorroGato