Pulgas: sinais, como evitar e eliminar

Esses pequenos insetos marrom-escuro gostam de temperaturas quentes e bastante umidade, por isso, em algumas regiões, eles são mais do que um simples “problema de verão”.

Cães e Gatos costumam ser contaminados com pulgas através do contato com outros animais ou com as pulgas do ambiente.

pulgaAs pernas traseiras fortes desse inseto o habilitam a pular de hospedeiro em hospedeiro ou do ambiente para o hospedeiro. (Pulgas não tem asas, por isso não podem voar!)

A mordida da pulga causa coceira no hospedeiro, mas para um animal sensível ou alérgico a pulgas, essa coceira pode ser intensa e levar a perda de pelos, inflamações e infecções secundárias de pele. Alguns animais, hipersensíveis a saliva da pulga, terão coceiras por todo o corpo, mesmo que com apenas uma mordida ou uma única pulga.

Como saber se as pulgas estão causando toda aquela coceira – formalmente chamada de prurido? Geralmente, diferentemente dos microscópicos Demodex ou ácaros de sarna, pulgas podem ser vistas correndo pela superfície da pele. De cor cobre escuro e do tamanho da cabeça de um alfinete, pulgas não gostam de luz. Se procurá-las em regiões de mais pelo, na barriga e parte interna das coxas do animal, você terá mais chances de encontrá-las.

Procure por “sujeira de pulga”

Essa “sujeira” se parece com pequenas manchas escuras de pimenta espalhadas pela superfície da pele. Se encontrá-la, saiba que, na verdade, isso são as fezes da pulga compostas de sangue digerido.

Se quiser, é possível testar se essa é mesmo é uma sujeira de pulgas. Basta pegar algumas do animal e colocar em uma toalha de papel molhada. Se após alguns minutos as pequenas manchas se espalharem, como manchas de sangue, então seu cão está mesmo com pulgas!

Entendendo a dinâmica das Pulgas

Há muitos estágios em seu ciclo de vida: ovo, larva ou lagarta, pupa ou casulo e adulto. O período de tempo necessário para completar esse ciclo varia de acordo com as condições ambientais, como temperatura, umidade e a disponibilidade de um hospedeiro nutritivo.

O hospedeiro da pulga é um animal de sangue quente, como cães e gatos (ou mesmo humanos!).

Porém, os vários estágios das pulgas são muito resistentes a temperaturas frias. A fêmea adulta vive tipicamente por muitas semanas em um animal. Durante esse período de tempo, ela suga o sangue do animal duas ou três vezes e libera de vinte a trinta ovos todos os dias! Ela pode liberar centenas de ovos durante seu tempo de vida. Esses ovos caem do cachorro no quintal, tapete, e onde mais o cachorro passe seu tempo.

ob_d9b1c9_chat-gratte

Esses ovos se desenvolvem no mesmo lugar onde foram deixados. Tendo cerca de 1/12 do tamanho de um adulto, eles também podem se desenvolver em pequenas fissuras no piso e entre as fendas dos carpetes. O ovo depois evolui para larva.

Essas pequenas larvas tipo minhocas, vivem entre as fibras do tapete, em fissuras do solo e no ambiente exterior. Elas se alimentam de matéria orgânica, escamas de pele e mesmo das fezes ricas em sangue das pulgas adultas.

As larvas crescem, se transformam mais duas vezes, e depois formam um casulo e uma pupa, onde ficam aguardando a hora certa para eclodir em um adulto.

Essas pupas são muito resistentes e são protegidas pelo casulo. Elas podem sobreviver por um longo tempo, até que encontrem as devidas condições ambientais e um hospedeiro disponível. Depois elas emergem de seus casulos quando detectam calor, vibrações e exalação de dióxido de carbono, o que indica a presença de um hospedeiro. A pulga adulta recém-surgida pode pular para o hospedeiro mais próximo imediatamente.

Como eliminá-las

Os produtos mais novos estão finalmente vencendo a frustração do controle de pulgas, com marcas populares e altamente eficientes. Em alguns casos é possível combater as pulgas tratando apenas o animal.

Revolution®  Quebra O Ciclo De Vida Da Pulga, Eliminando-A Do Animal & Do Ambiente – Se seu peludinho usa Revolution® mensalmente, os ovos e larvas de pulga que estão no ambiente também são eliminados ao entrar em contato com pelo e pele descamada, interrompendo o ciclo de vida da pulga.

Revolution® é de fácil aplicação, não é oleoso e tem secagem rápida. Pode ser usado após o banho.

Revolution é seguro nas casas com crianças, gatos e cães porque é um produto sistêmico, ou seja, age de dentro para fora permanecendo ligado às proteínas plasmáticas presentes no sangue do cão tratado.

Que tal levar para casa 3 pipetas do antipulgas, piolhos e carrapatos e deixar seu cãozinho e gatinho protegidos durante o ano todo? Aproveite a promoção do Revolution® nas Lojas Patas & Penas Pet Shop! Veja loja mais próxima: https://buff.ly/2mcT8Bk

Mantém a mesma eficácia : Mesmo quando usado duas horas antes do banho ou logo após com o animal seco.

  Age também contra : Vermes intestinais, sarna sarcóptica, sarna de ouvido, piolhos, verme do coração e auxilia no controle de carrapatos.

 

 

Fonte: Revolution / Tudo sobre Cachorros