Cão surfa com crianças com Atrofia Muscular e proporciona muita felicidade aos pacientes

A Atrofia Muscular Espinhal, bastante conhecida também como AME, é uma doença degenerativa genética que afeta o sistema nervoso e leva à redução das funções motoras. Ela resulta em fraqueza e atrofia muscular caracterizada por problemas nos movimentos voluntários.

A AME afeta os movimentos das pernas e braços, muitos pacientes perdem esses movimentos, e afeta também os músculos que atuam na deglutição de alimentos e na respiração.

cadela-surfa-com-criancas-com-atrofia-muscular-espinhal-e-proporciona-muita-felicidade-aos-pacientes-pdd1Por conta disso tudo, pessoas com Atrofia Muscular Espinhal acabam não vivendo uma série de experiências que para aqueles que não sofrem com a doença seria tão simples. Porém, um grupo de pacientes nos Estados Unidos contou com uma ajuda para lá de especial para ter uma experiência diferente e muito feliz.

Juntamente com o Cure SMA, um grupo que financia pesquisas relacionadas à doença, a cadelinha surfista Ricochet proporcionou muita diversão a esses pacientes, que tiveram a oportunidade de entrar no mar e surfar com a peluda.

cadela-surfa-com-criancas-com-atrofia-muscular-espinhal-e-proporciona-muita-felicidade-aos-pacientes-pdd2cadela-surfa-com-criancas-com-atrofia-muscular-espinhal-e-proporciona-muita-felicidade-aos-pacientes-pdd5

Ricochet é o único SURFice dog® do mundo que fornece assistência terapêutica enquanto cria experiências únicas de surfe e outras atividades que reduzem a ansiedade social e capacitam crianças com necessidades especiais, pessoas com deficiências, soldados feridos e veteranos com TEPT.

As crianças eram as mais animadas do grupo de pacientes, todas queriam ser a primeira a surfar com Ricochet, cadela que tem treinamento extensivo como cão de serviço.

cadela-surfa-com-criancas-com-atrofia-muscular-espinhal-e-proporciona-muita-felicidade-aos-pacientes-pdd4cadela-surfa-com-criancas-com-atrofia-muscular-espinhal-e-proporciona-muita-felicidade-aos-pacientes-pdd3Como muitas das crianças que participaram da atividade não conseguem manter a cabeça erguida sozinha, uma cadeira de banho foi adaptada e fixada na prancha de surf para deixar os pequenos seguros e confortáveis.

O passeio contou com a participação e ajuda de uma incrível equipe de voluntários qualificados que fez com que a experiência fosse um sucesso e muito feliz para todos.

cadela-surfa-com-criancas-com-atrofia-muscular-espinhal-e-proporciona-muita-felicidade-aos-pacientes-pdd6

Apesar de todas as dificuldades e trabalho que deu colocar a ideia do surf com os pacientes em prática, todos, tanto crianças quanto adultos, se divertiram bastante e não queriam que aquele dia acabasse.

Fonte: 3 Million Dogs / Diário Catarinense