Por que tosar os cães no verão é fundamental

O verão é um período que exige muitos cuidados extras não somente com a nossa saúde, mas também com a dos nossos animais de estimação. Com a temperatura alta, a primeira coisa que muitas pessoas tendem a fazer é levar os cães para a tosa, o que de fato é fundamental para manter o equilíbrio da temperatura corporal, pois o pelo é responsável por evitar que o bichinho perca ou absorva muito calor.

Mas quais outros benefícios a tosa pode proporcionar?

Antes de mais nada, é importante entender que ela não está relacionada apenas à aparência, mas, principalmente, ao bem-estar, à higiene e à saúde do cão. Aparar a pelagem da maneira correta pode garantir, inclusive, que ele esteja bem longe da ação de parasitas, fungos e bactérias, que tendem a procriar com maior facilidade no clima úmido e quente do verão.

Outro ponto importante é identificar a periodicidade correta para tosar o seu amigo

de quatro patas, já que os cortes excessivos podem até provocar danos à saúde. Algumas raças – como Poodle, Shih-Tzu, Cocker Spaniel, Yorkshire e Lhasa Apso – possuem uma pelagem muito alta e precisam ser tosadas com uma frequência maior que as outras.

Também é imprescindível que o dono direcione a tosa para algumas áreas estratégicas do corpo: a genitália e o ânus, que podem acumular restos de fezes, urina ou sujeira; a barriga, onde os pelos costumam embaraçar com mais facilidade; e as patas, que, naturalmente, carregam os vestígios dos locais por onde o bichinho passou.

Por fim, vale ressaltar que, embora seja fundamental, aparar a pelagem está longe de ser a única maneira de colaborar com a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Especialmente durante o verão, água fresca, descanso e passeios em horários em que o sol esteja mais fraco são atitudes que devem ser utilizadas sem medo nesta época.

Agende hoje mesmo o Banho & Tosa para seu peludinho:

Banho-tosa-banner-post

Fonte: Notícia Animal

banner-site-revolution-4