Oodiniose (Doença do Veludo): Sintomas, Causas e Tratamento

A Oodiniose (também conhecida como Doença do Veludo) é uma condição caracterizada pelo aparecimento de uma poeira amarelada na pele do peixe. Primeiramente, a doença se manifesta como uma fina poeira. O pó é tipicamente de cor cinza-amarelo.

  • O agente causador é um protozoário chamado Oodinium pillularis, que possui o mesmo ciclo biológico do agente causador do Íctio;
  • Eles atacam a maioria dos tipos de peixes ornamentais (exceto Oodinium ocellatum, que ataca peixes marinhos) e é uma das principais causas de mortalidade nos aquários.

Os sintomas dependem principalmente da gravidade da infecção.

Durante o início da infecção, o peixe afetado mostrará algumas mudanças comportamentais, como espasmos nas barbatanas ou fricção do corpo;

Como o parasita afeta as brânquias, é provável que surja problemas de insuficiência respiratória.

À medida que avança, a pele do peixe doente irá se tornar opaca devido ao excesso de muco que o sistema imunológico gera como mecanismo de defesa.

A Doença do Veludo é, eventualmente, mais comum em aquários que possuem más condições de manutenção.

O tratamento da oodiniose pode ser feito com a administração de parasiticida na água, o aquário logo estará livre do problema.

Siga sempre as recomendações do especialista para entender a quantidade de remédio, que pode variar de acordo com a litragem do aquário.

Os cuidados para seu aquário, estão no setor de aquarismo da Patas & Penas Pet Shop:

Peça por ✅ Whatsapp: (21) 98485-5387

☎Telefone: (21) 2257-2000

Endereço: #Copacabana : Rua Santa Clara nº 110, loja A.

fonte: my aquarium / meu pet