Estudo: curiosidades e características da inteligência canina

Sabe quais são as características da inteligência canina? De acordo com pesquisadores, este termo se refere à capacidade do cachorro de entender o mundo ao seu redor, coletando e memorizando informações sobre ele.

Ou seja, é tudo o que forma o seu conhecimento e que, de fato, permite que ele resolva problemas e saiba como se comportar em situações específicas.

Não há dúvida de que os cães são animais inteligentes.

O que os torna especiais, são as habilidades intelectuais que herdaram de seus ancestrais, ou seja, os lobos.

Animais que sempre viveram em rebanhos e que, ao longo da evolução, aprenderam a reconhecer e compreender as hierarquias sociais. Mas também são quadrúpedes que, graças à domesticação subsequente, aprenderam a ler e decifrar a linguagem corporal e os comandos de voz dos seres humanos.

Costumamos dizer que o cachorro é um animal inteligente baseado em sua capacidade de aprendizado. E de fato nesse sentido ele é realmente. Ele pode entender e aprender os comandos e a educação dada pelo ser humano, mas isso basta para falar sobre as características da inteligência do cão? O discurso é muito mais amplo e com o passar do tempo tem sido objeto de inúmeros estudos de especialistas do mundo canino.

Na realidade, a capacidade de aprender não é uma indicação de inteligência ou habilidade intelectual em um amigo de quatro patas. Outros fatores desempenham um papel importante no sucesso de um treinamento e de um percurso educacional, além da habilidade do próprio cão.

Muitos desses estudos e pesquisas dizem respeito exatamente às características da inteligência do cão.

Fonte: portal do dog / metropoles