Hamster toma banho? Entenda sobre os cuidados de higiene do pet

Os hamsters são bichinhos super populares como pets. Os pequenos roedores são muito fofos, inteligentes, e precisam de atenção com suas características e cuidados. Porém, devido ao pouco conhecimento sobre desses bichinhos, alguns mitos sobre eles são propagados.

Roedores e felinos passam boa parte do seu dia limpando a pele com a língua. Faz parte da rotina e natureza os cuidados com o pelo.

E de fato esta forma de higiene é realmente eficiente. É por isso que banho é algo muito raro e por vezes, até desnecessário para um hamster . Além disso, banhar regularmente o roedor não faz bem para a saúde. Entrar em contato com grandes quantidades de água irá tirar os óleos naturais que protegem a pele e que atuam como reguladores da temperatura corporal. Ou seja, banho é uma medida que deve ser tomada em último caso.

Entretanto, se o roedor estiver muito sujo e cheirando mal, realmente será preciso limpá-lo através de banhos especiais para o hamster. Caso ele esteja realmente bem sujinho ou com resíduos presos a pele, é recomendado dar um banho a cada duas ou três semanas.

Por que o banho com água não é recomendado?
Por causa de seu habitat, o organismo do hamster não se adapta tão bem aos banhos com água. Nesse sentido, embora para eles a água não seja tão nociva quanto é para as chinchilas, por exemplo, dar banho no hamster com o líquido acaba removendo os óleos naturais que protegem a pele e ajudam a regular a temperatura corporal.

Existem banhos específicos para roedores.

1. Banho de areia
Essa é uma das melhores opções para limpar o hamster. Ela é menos estressante para o animal e simples para o tutor. Se ele não estiver extremamente sujo, o banho de areia irá resolver. Primeiro, compre uma areia específica para roedores esterilizada – areia para chinchilas também servem. Coloque-a em uma vasilha que comporte o hamster confortavelmente.

Depois, ponha o animal dentro do recipiente. Ele irá rolar pela areia que fará a sujeira sair naturalmente. Está é uma das melhores formas de limpeza já que o roedor irá gostar de se esfregar na areia. É um método simples e eficaz.

2. Escovação
Às vezes o hamster não está cheirando mal, mas tem resíduos no pelo. Veja se não é possível retirar a sujeira apenas escovando o pelo ou cortando uma parte. Por exemplo, se um pedaço de bala por acaso grudou no animal, cortar os pelos do local já irá resolver.

3. Banho a seco
Existem shampoos seco especiais para roedores. Não utilize nenhum outro produto semelhante! Coloque o hamster em cima de uma toalha e vá pulverizando o shampoo por todo o corpo, exceto a cabeça. Utilize uma escova de cerdas suaves e penteie delicadamente o roedor, de forma que o produto seja espalhado uniformemente. Faço tanto a favor como contra o pelo para que a sujeira seja eliminada totalmente. Caso prefira, nas lojas também vendem toalhas úmidas para roedores.

Fonte: Canal do Pet / Meu Pet / Perito Animal