A importância do check-up para gatos

Uma das melhores partes em ser tutor, é o cuidado com nossos pets! Também envolve muita responsabilidade, incluindo levar o seu gato ao veterinário. Às vezes, é necessário um olhar profissional para detectar alterações subtis na saúde do seu gatinho de companhia, especialmente porque os gatos são muito bons a esconder as suas doenças.

Você já leva o seu peludinho ao veterinário quando ele está doente ou ferido, mas esses compromissos tendem a concentrar-se principalmente numa questão específica. As visitas de ‘Check-up’, por outro lado, trabalham no princípio da ‘prevenção é melhor do que a cura’ e são importantes para manter o seu gato saudável e prevenir certas doenças.

O seu veterinário vai querer verificar o seu gato completamente, pelo menos, uma vez por ano e com mais frequência à medida que envelhece ou se tiver necessidades médicas especiais. Este compromisso necessitará uma abordagem abrangente, de forma a se poder certificar que o seu gato é examinado desde os seus bigodes até à ponta da sua cauda.

Outra vantagem destes ‘check-ups’ anuais é fazer com que o seu gato se habitue a visitar as consultas do veterinário quando está bem, pois isso pode ajudá-lo a formar uma ligação com o seu veterinário. Se ele só o visitar quando está magoado ou doente, pode ficar nervoso, por associar as suas viagens a maus momentos ou experiências estressantes. É uma boa ideia aparecer no veterinário de vez em quando, mesmo que seja apenas para verificar se o gato tem pulgas.

Além disso, desde a fase inicial da vida o check-up é necessário, pois complicações que podem deixar sequelas para o restante da vida do felino podem ser evitadas ou tratadas, garantindo mais assim melhor bem-estar ao seu gatinho. A vacinação quando filhote também é de suma importância para seu gato crescer saudável e com a imunidade em dia.

Os check-ups vão ficando mais rigorosos à medida que o gato vai envelhecendo, bem parecido com o que acontece conosco. E cada sessão de exames é super importante para prevenir doenças, algumas delas contagiosas e muito perigosas como a “AIDS felina” (FIV) e a “leucemia felina” (FeLV).

Lembre-se: ao garantir uma alimentação de qualidade, carteirinha de vacinação em dia e visitas ao veterinário para os check-ups, seu gato tem tudo para ter uma saúde invejável e viver muitos e muitos anos ao seu lado!

Agende hoje a consulta para seu gatinho na Clínica Veterinária Patas & Penas Pet Shop:

✅ WhatsApp: (21) 98849-3665
☎ Telefone: (21) 2294-8888
Rua Marquês de São Vicente nº 7 – Gávea

Fonte: my pet / purina blog