Os gatos sonham?

Se você já viu seu gato se contorcendo, tagarelando ou movendo as patas enquanto dormia, pode ter se perguntado se ele está sonhando. A resposta é sim. Os gatos sonham.

Embora saibamos que os humanos sonham regularmente durante o sono, por muitos anos não ficou claro se os animais sonhavam.
Em seguida, os cientistas monitoraram os cérebros dos ratos enquanto estavam acordados e realizavam tarefas como correr em busca de comida. Eles então compararam a atividade cerebral dos ratos durante o sono e descobriram exatamente os mesmos padrões que os ratos exibiam durante a execução de suas tarefas. Isso indicava que os ratos estavam realmente sonhando. Na verdade, é provável que todos os mamíferos sonhem.

Mas por que sonhamos?

Para entender o sonho, é preciso entender o processo do sono. O sono é um estado natural caracterizado pela redução da consciência e pela redução ou cessação da atividade muscular sensorial e voluntária. Em outras palavras, você não come, cheira ou anda durante o sono. Ainda não sabemos por que o sono é tão importante para os animais, mas parece ajudar no crescimento e reparação de nossos sistemas corporais. Durante o sono, o cérebro também parece processar informações obtidas e experiências que ocorreram durante o dia.

Existem dois tipos principais de sono – sono de movimento rápido dos olhos (REM) e sono de movimento rápido dos olhos (não REM). Durante o sono REM, como o nome sugere, os olhos do sonhador se movem rápida e aleatoriamente e sua atividade cerebral espelha a do animal quando acordado. Embora o sonhador possa parecer bastante ativo durante esse estágio do sono, é muito difícil acordá-lo. O sonho ocorre principalmente durante a fase REM do sono. Os animais jovens passam mais tempo no sono com sonhos do que os mais velhos, provavelmente devido à necessidade de processar novas informações.

Então, com o que nossos amigos peludos estão sonhando? Jantar? Subindo pelas cortinas? Brincar com seus tutores?

Provavelmente tudo acima. Tudo o que o seu gato faz durante o dia está sendo processado enquanto ele dorme e revive na hora do sonho. Daí os bigodes se contorcendo, o gemido e as patas correndo que comumente observamos. Sonhar é a tentativa do animal de compreender as informações que estão sendo processadas no cérebro. Assim, os neurônios estão disparando e nosso cérebro constrói um enredo adequado.

É claro que, assim como os humanos, os sonhos dos animais podem nem sempre ser agradáveis ​​ou baseados em experiências realistas. Pesadelos e sonhos mais incomuns podem ser nossa maneira de determinar as melhores maneiras de nos comportar, caso essa experiência surja em nossas horas de vigília. Não que os gatos se preocupem em fazer exames ou ficar nus em público, sonhos desagradáveis ​​que os humanos costumam ter!

Em vez disso, é provável que os sonhos de nossos gatos sejam perseguidos por brinquedos , encontrar um colo para dormir ou descobrir maneiras de convencer os proprietários a alimentá-los novamente! Uma vida de sonho para um gato.

Fonte: my pet / purina