Por que os gatos comem grama?

Tutores de gatos sabem que seu gatinho gosta de roer a grama.

Você pode ficar surpreso ao saber que, quando os gatos comem grama, isso pode trazer vários benefícios à saúde para eles, incluindo desde o alívio da constipação até o alívio natural do estresse. Descubra todas as razões pelas quais os gatos comem grama.

Por que meu gato come grama?

A compulsão para os gatos comerem grama é certamente estranha, especialmente porque eles são carnívoros obrigatórios e não precisam de vegetação para sobreviver. Do jeito que está, os pesquisadores não chegaram a um consenso sobre uma razão definitiva pela qual seu gato gosta de mastigar sua grama, mas existem muitas teorias pelas quais eles podem fazer isso. Os três primeiros são os seguintes:

1. Ajuda com dores de estômago

Uma das teorias mais comuns por trás do motivo de os gatos comerem grama é que isso ajuda nos problemas estomacais. Isso está relacionado ao fato de que eles tendem a vomitar depois de comê-la, já que os gatos realmente não têm as enzimas adequadas para digerir a grama.
Devido a isso, acredita-se que eles podem comê-lo para tentar ajudá-los a regurgitar, ajudando-os a limpar seu sistema de qualquer coisa que eles não puderam digerir, como seus próprios pelos ou penas e ossos de presas. Essa também é uma razão comum pela qual os cães comem grama.

2. O suco de grama contém ácido fólico

Curiosamente, o suco de grama contém ácido fólico (também encontrado no leite materno de um gato), uma vitamina essencial que ajuda na digestão, auxilia no crescimento celular e na produção de hemoglobina. De acordo com pesquisas , se seu gato sente que tem deficiência dessas vitaminas, ele pode procurar grama para tentar neutralizar isso. Então, se você está se perguntando por que meu gato come grama? Pode muito bem ser devido a isso.

3. Funciona como um laxante natural

Às vezes, coisas que seu gato não consegue digerir vão muito longe no trato digestivo e podem ficar presas. Nesse caso, a grama pode realmente funcionar para ajudar a quebrá-la, facilitando sua passagem. Isso significa que a grama pode realmente ajudar a limpar seu sistema e aliviar a constipação.

É seguro para gatos comer grama?

Quando comido com moderação e desde que não tenha sido tratado com nenhum pesticida ou herbicida, gatos que comem grama é perfeitamente aceitável. No entanto, se o seu gato comer muito grama, ela pode ficar presa dentro das câmaras nasais e fazer com que espirre excessivamente. Se isso acontecer, você precisará entrar em contato com seu veterinário imediatamente para que seja removido manualmente.

Se o seu gato tem o hábito de beliscar plantas e grama, certifique-se de que todas as suas plantas domésticas não sejam tóxicas. Certas plantas caseiras podem ser na verdade venenosas para gatos e podem causar uma reação de leve a severa. Se o seu gato ingere uma planta venenosa, sempre certifique-se de levá-lo ao veterinário para tratamento.

Se você quiser ter certeza de que seu gato está comendo apenas grama segura, você pode comprar vasos de grama para gatos, que darão ao seu gatinho um canteiro pessoal para pastar. Isso não apenas satisfará sua necessidade de mastigar, mas também os impedirá de mastigar suas tão amadas plantas domésticas.

Fonte: Purina