Gastrite em cães

O que é gastrite em cães?

A gastrite é a inflamação do estômago, pode ser um episódio agudo de dor de estômago em seu cão. Também pode estar associado a mais condições crônicas. Pode ser causado por influências externas, como alimentos e toxinas, mas também pode ser causado por distúrbios metabólicos, parasitas intestinais e até câncer.

Quais são os sintomas de gastrite em cães?

Como o estômago do seu cão faz parte do trato gastrointestinal superior, o principal sintoma da gastrite é o vômito . Outros sintomas podem incluir diminuição do apetite e letargia. Às vezes, vários episódios de vômito podem irritar o esôfago do seu cão. Quando isso acontece, você pode começar a ver sangue no vômito do seu cão. Claro, vômito com sangue pode ser um sintoma de algo mais sério, portanto, sempre procure atendimento veterinário se notar esse sintoma. Se a gastrite for severa ou crônica o suficiente, seu cão também pode apresentar sangue nas fezes. Eles também podem ter um abdômen dolorido e ficar de uma maneira que protege a barriga, arqueando um pouco as costas.

Quais são as causas da gastrite em cães?

A gastrite aguda é um problema comumente observado em cães. A maioria desses episódios é causada por indiscrição alimentar, o que significa apenas que seu cão comeu algo que não combinava com eles. Isso pode ser qualquer coisa, desde comida de cachorro estragada, comida crua (para seu cão ou para consumo humano) contaminada com bactérias, alimentos gordurosos e até mesmo itens não alimentares como lixo ou areia de gato. Outras causas de gastrite também podem ser de antiinflamatórios não esteróides, antibióticos, fungos, doenças do fígado, infecções fúngicas e pancreatite.

Se o seu cão sofre de vômitos crônicos ou intermitentes e também duram duas semanas ou mais, ele pode estar sofrendo de uma forma mais crônica de gastrite.

Como é diagnosticada a gastrite em cães?

Quando você leva seu cão ao veterinário por vômitos, que não são crônicos, portanto, com menos de duas semanas de duração, eles começarão com diagnósticos básicos, como exames de sangue e exame de fezes. O exame de fezes dirá ao veterinário se seu cão contraiu um parasita intestinal do lado de fora.

O atendimento médico veterinário envolverá terapia com fluidos para repor os fluidos que seu cão perdeu por causa do vômito. Pode ser administrado por via subcutânea ou, se o caso do seu cão for mais grave, por via intravenosa.

Se você está preocupado com o vômito do seu cão, agende sua consulta na clínica Patas & Penas Pet Shop:

✅ WhatsApp: (21) 98849-3665

☎ Telefone: (21) 2294-8888

Rua Marquês de São Vicente nº 7 – Gávea

Fonte: sprucepet / andpet / mypet