Por que pets não devem comer chocolates?

Parte das comemorações de Páscoa de muitas famílias, o chocolate se faz muito presente e pode chamar atenção do pet. Por isso, tutores de cães e gatos precisam ter atenção para não deixar a guloseima ao alcance deles. O consumo pode causar desde diarreia e vômitos até a morte do animal, dependendo do porte e da quantidade ingerida.

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica para os pets.

Cães e gatos não são capazes de quebrar ou metabolizar a teobromina como os humanos e, por isso, ela acaba afetando as vísceras, o coração, o sistema nervoso central e os rins dos animais.

A teobromina está relacionada com o percentual de cacau incluído na composição do chocolate. Isso significa que, quanto mais cacau, maior é o teor de teobromina e maior será a toxicidade do produto para o animal.

Sintomas de intoxicação por chocolate – não importa o quanto pet implore por um pedaço de chocolate, não se deve dar esse tipo de alimento ao animal. Caso haja uma ingestão acidental, alguns sintomas devem ser observados.

A teobromina age intensamente no organismo, pode ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreias.

Apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de distúrbios gastrointestinais, especialmente em animais de pequeno porte e mais jovens, devido a proporção entre a quantidade de toxina ingerida em relação ao peso do cão ou gato.

Dicas de prevenção. Evitar oferecer chocolate ao pet é primordial. Nesse contexto, é preciso ter cuidado com crianças e idosos que, por desconhecimento ou descuido, podem facilitar o acesso do pet ao doce.

Deixar as guloseimas embaladas e devidamente guardadas também é indicado. Os pets podem ser atraídos pelo odor ou pela própria embalagem do chocolate e pegar o alimento às escondidas.

Encontre chocolate específico para seu cãozinho nas Lojas Patas & Penas Pet Shop!

pascoa_pet_2021_fb

Fontes: my pet / caes e gatos