Dicas: Controle de algas em seu aquário

Há uma série de fatores a serem considerados ao tentar descobrir por que você está tendo um problema com algas. O crescimento de qualquer alga é pode estar baseado aos seguintes fatores:

1. A intensidade e qualidade da luz a que são expostos.
2. A quantidade de nutrientes (Compostos Orgânicos Dissolvidos) que eles precisam se alimentar.
3. A quantidade de nitrato e fosfato e, para as diatomáceas, os silicatos de que se alimentam.
4. Uso uma fonte de água inadequada. (A água da torneira geralmente contém nitrato, fosfato e outros elementos indesejáveis).
5. Usando uma mistura de sal marinho de má qualidade. (Aquele que contém nitrato, fosfato ou outros elementos indesejáveis).
6. Cuidados de manutenção do aquário pobres ou inadequados. (Isso permite que quantidades excessivas elementos indesejados se acumulem).
7. Baixo fluxo ou circulação de água no aquário.

Os fatores contribuintes acima promovem que as algas se tornem um incômodo, e aqui estão os métodos padrão sugeridos que podem ajudar a reduzir ou controlar as algas:

1. Remova as quantidades excessivas de algas manualmente, sifonando ou filtrando.
2. Ajuste a intensidade de iluminação para mais ou para menos, dependendo do tipo de alga presente (com algas verdes – use menos luz; algas marrons – use mais luz).
3. Remova o excesso de nutrientes por meio da escumação de proteínas .
4. Reduza o nitrato e o fosfato .
5. Reduza os silicatos usando o material de substrato adequado.
6. Use uma mistura de sal marinho de boa qualidade. (Tenha cuidado ao escolher o carbono também, pois isso também pode introduzir elementos indesejados).
7. Aumente ou diminua o fluxo ou a circulação da água no aquário, dependendo do tipo de alga presente. Por exemplo, espécies de cianobactérias, como algas vermelhas limosas, preferem áreas de baixa corrente, enquanto a maioria das espécies de cabelo / filamentosos preferem áreas de alta corrente.

Existem muitos produtos no mercado para a remoção e controle de algas, mas a manutenção adequada do aquário é a chave! Com um bom gerenciamento do aquário, as algas não devem representar um problema.

Para mais informações, conte com nosso setor especializado de aquarismo:
#Copacabana : ✅ WhatsApp: (21) 98485-5387 – Rua Santa Clara nº 110, loja A – ☎ Telefone: (21) 2257-2000

Fonte: spacepet