Comportamento: Por que os cães colocam suas orelhas para trás?

A maioria dos tutores reconhece que um cão com o rabo enfiado entre as pernas está assustado ou desconfortável.

No entanto, parte da linguagem corporal do seu cão pode ser mais difícil de interpretar. A posição das orelhas do seu cão pode mudar de acordo com suas emoções. Seu cão pode colocar as orelhas para trás por vários motivos.

É importante lembrar de observar a linguagem corporal do seu cão como um todo. Coisas como olhar deles, se os músculos faciais estão tensos ou relaxados e onde está o centro de gravidade do seu cão (se ele estiver inclinado para longe de você, se estiver agachado ou curvado, etc.). Isso é especialmente verdadeiro para cães com orelhas longas e pendentes, como Cão-de-santo-humberto, já que eles obviamente não podem movê-los achatados contra a cabeça.

Observando outros sinais que seu cão está emitindo ao lado da posição da orelha, pode se tornar mais fácil determinar o que seu cão está tentando lhe dizer. Dito isso, aqui estão alguns motivos pelos quais seu cão pode colocar as orelhas para trás.

Contentamento – As orelhas de alguns cães não são pontiagudas naturalmente, portanto, quando estão relaxados, é lógico que voltem à sua posição natural. Se as orelhas do seu cão estão para trás, mas não fixadas contra o crânio, pode ser porque ele está contente.

Outra linguagem corporal que você pode ver se seu cão está relaxado é um rosto “macio” (sem sobrancelhas franzidas ou lábios curvados), uma postura solta e relaxada, e seu rabo estará para baixo, mas relaxado e não enrolado entre as pernas.

Medo / Nervosismo – Possivelmente, um dos significados mais bem compreendidos por trás de um cachorro colocar as orelhas para trás é um sinal de que eles estão com medo ou pelo menos desconfiados de alguma coisa. Isso pode ser especialmente verdadeiro se você vir essa deixa em conjunto com outra linguagem corporal “assustadora”.

Um cão medroso ou ansioso também pode estar bocejando e lambendo os lábios, evitando o contato visual (isso pode ser apenas não olhar para você com os olhos ou virar o rosto completamente para longe de você), ter olhos que são tão dilatados que você pode ver um pedaço de o branco dos olhos (denominado ‘olho de baleia’ ), segurando a cauda para baixo e perto do corpo, agachando-se e / ou mantendo o corpo longe de tudo o que os está deixando nervosos.

Aviso – Um cachorro segurando as orelhas para trás, especialmente se elas estiverem achatadas, pode ser um sinal de que um cachorro está prestes a morder. Isso geralmente coincide com uma linguagem corporal de medo.
Outros sinais de que um cão está sendo empurrado para morder também podem incluir rosnar , rosnar e torcer os lábios , dar olhares duros, pêlo eriçado e até mesmo investidas. A maioria dos cães que mordem o faz por agressão defensiva versus ofensiva. Eles sentem a necessidade de se proteger.

Embora isso possa ser desanimador, preocupante e estressante de ver, é importante nunca punir seu cão por rosnar ou rosnar. Ao repreender um cão por dar um aviso sobre seu sentimento de medo ou desconforto, eles aprendem que esses comportamentos de aviso os colocam em apuros. Da próxima vez, eles podem não dar nenhum aviso antes de morder, e isso não está resolvendo o motivo pelo qual eles estão mostrando esses comportamentos em primeiro lugar.

Em vez de punir o rosnado, você deve tentar descobrir o que está fazendo seu cão se sentir assim. Por exemplo, se eles estão em ambientes com novas pessoas, eles devem receber mais espaço. Você pode então trabalhar para ajudá-los a se sentirem mais confortáveis ​​perto de estranhos com o treinamento de reforço positivo .

Doença / lesão – Em alguns casos raros, um cão com um caso particularmente grave de infecção no ouvido pode estar segurando as orelhas para trás porque estão doendo. Ao retê-los, eles podem protegê-los de mais lesões.

As orelhas do seu cão são incrivelmente vascularizadas e, se coçarem ou sacudirem a orelha com coceira com muita força, podem romper um vaso sanguíneo dentro da orelha (a aba da orelha). Quando isso acontece, o pavilhão auricular se enche de sangue, dando-lhe uma aparência inchada e almofadada. Na verdade, os hematomas aurais às vezes são chamados de orelhas de travesseiro por causa disso. Infelizmente, isso requer atenção médica veterinária para primeiro drenar o sangue acumulado na orelha e depois para tratar a infecção de ouvido que a originou.

Tratar a infecção de ouvido e descobrir se há uma causa subjacente é importante para prevenir problemas graves ou recorrência.

Caso seu cãozinho precise de apoio veterinário, conte com clínica Patas & Penas Pet Shop Gávea – ✅ WhatsApp: (21) 98849-3665
☎ Telefone: (21) 2294-8888 – Rua Marquês de São Vicente nº 7 – Gávea

Ouvindo – Às vezes, um cachorro pode puxar as orelhas para trás simplesmente para ouvir melhor algo que está acontecendo atrás deles. Você pode notar isso se estiver no jardim com seu cachorro e outro membro da família ligar para eles de dentro de casa.

Certas pistas comportamentais caninas podem ser bastante simples de entender. Outros, como o posicionamento da orelha, podem ser mais matizados. Claro, um cão medroso coloca as orelhas para trás, mas nem todos os cães que colocam as orelhas para trás estão de fato com medo.

Fonte: my pet / sprucepet