Como determinar o sexo dos peixes?

Dependendo da espécie, a determinação do sexo de um peixe varia de fácil a quase impossível. Conhecer as diferenças sexuais em peixes de aquário é importante quando se tenta criar peixes e também para escolher o equilíbrio adequado de peixes para um aquário. ]Embora nem todos os peixes possam ser facilmente identificados pelo sexo, algumas dicas o ajudarão a reconhecer o sexo de muitas das espécies comuns de peixes de aquário.

Aqui está como você pode descobrir o sexo dos peixes comuns de aquário. Esta não é uma lista exaustiva, mas fornece uma visão geral:

Bettas – São uma espécie de peixe que é bastante fácil de identificar o seu sexo. Os machos têm barbatanas longas e esvoaçantes e cores brilhantes que os proprietários consideram atraentes. As fêmeas não são tão coloridas e têm barbatanas curtas e grossas, mas algumas variedades de betta machos também podem ter barbatanas curtas.

Ciclídeos – Um grupo tão diverso. Embora muitos não sejam facilmente diferenciados, existem algumas regras básicas que se aplicam a algumas espécies de ciclídeos.

Os machos costumam ser mais magros, mas de corpo maior do que as fêmeas, e têm cores mais vibrantes. As barbatanas dorsal e anal do macho são mais pontiagudas, maiores e mais fluídas do que na fêmea. Em muitas espécies, o macho exibe marcas em forma de ovo na nadadeira anal conhecidas como manchas de ovo. Alguns machos têm uma protuberância na cabeça. Embora as fêmeas também possam desenvolver uma saliência nucal durante a desova, ela nunca é tão proeminente quanto a do macho. Normalmente, o macho dominante terá uma saliência nucal maior do que os outros machos.

Embora as regras gerais acima se apliquem a muitas espécies de ciclídeos, se você estiver pensando em criá-los, faça seu dever de casa sobre as espécies específicas antes de procurar um casal reprodutor.

Ciprinídeos – As farpas e outros membros da família dos ciprinídeos são bastante difíceis de distinguir. As diferenças variam de acordo com a espécie, mas geralmente os machos são mais intensamente coloridos e magros do que as fêmeas.
Em algumas espécies de ciprinídeos, incluindo o peixe dourado, os machos apresentam pequenas saliências brancas (tubérculos nupciais) na cabeça, opérculo e possivelmente na espinha das barbatanas peitorais durante a época de acasalamento.

Tetras – Os tetras têm algumas diferenças entre os sexos, que variam de acordo com a espécie. As fêmeas são um pouco maiores e mais gordas que os machos. Os machos costumam ter cores mais vibrantes e podem ter nadadeiras mais longas do que as fêmeas. Os tetras são peixes de cardume, portanto, casais reprodutores podem ser obtidos simplesmente comprando um pequeno cardume de cada vez.

Se você suspeitar que seu animal está doente, consulte seu veterinário imediatamente.

Para mais informações, conte com nosso setor especializado de aquarismo:

#Copacabana : ✅ WhatsApp: (21) 98485-5387 – Rua Santa Clara nº 110, loja A – ☎ Telefone: (21) 2257-2000

Fonte: spacepet