Escovação dos pelos: 3 razões para escovar regularmente cães e gatos

Escovar os pelos dos pets não se trata apenas de uma questão estética, mas também um cuidado com a saúde deles. O cuidado com a pelagem dos peludinhos não deve ser visto como uma obrigação, mas como uma oportunidade de ter um momento agradável de interação com seu companheiro. Para a maioria dos cães e gatos a escovação dos pelos é um momento prazeroso e relaxante.

1 – Evita nós e desconforto

Escovar os pelos dos pets regularmente ajuda a evitar a quantidade de nós que podem aparecer. Com isso, é possível evitar também incômodos e até dores que os nós podem causar nos animais.

Com pelos embolados, ao se coçarem, os pets, especialmente cães, podem enganchar suas patinhas nos nós e sentirem bastante dor.

Além disso, os nós não deixam que os pelos soltos caiam e podem juntar mais pelos do que os animais necessitam, chegando a causar até mais calor e bastante incômodo nos pets.

2 – Ajuda a deixar a pele e os pelos mais hidratados

Além de desobstruir a superfície da pele, a escovação ajuda a estimular os folículos da pele dos cachorros para liberar óleos hidratantes e também a espalhar esses óleos, que vão deixar a pele e os pelos dos pets mais hidratados, brilhantes e macios.

3 – A escovação permite que você perceba algo incomum no pet

No momento da escovação, é possível verificar a pele do peludo e notar quaisquer anomalias ou problemas de saúde, como lesões, pulgas e outros.

Existem diversos tipos de escovas para cada tipo de pelagem e produtos específicos que facilitam o desembaraço dos pelos. Confira nas lojas Patas & Penas Pet Shop!

Fonte: meu pet / ourofino / portal do dog