O que pode causar pH alto em um aquário?

Não é algo em que a maioria de nós pensa diariamente, mas quase todos os líquidos, incluindo água, têm um nível de pH – mas em aquários ou tanques de peixes, esse nível de pH pode ter um grande impacto em seus peixes e plantas.

O que é pH?
O pH é uma medida de íons de hidrogênio em uma solução . É calculado como o logarítmico de base 10 inverso da concentração total de íons de hidrogênio. Portanto, soluções com maior concentração de íons de hidrogênio terão um pH mais baixo e mover 1,0 na escala de pH, como de 6,0 a 7,0, é uma mudança de 10x na concentração de íons de hidrogênio.

Causas comuns de pH alto

Muitos processos biológicos podem interferir no pH do seu aquário. Diminuições no pH são mais comuns, pois mais atividade, incluindo algas, peixes e invertebrados, despeja mais íons de hidrogênio em uma solução.

Na maioria das vezes, o pH alto se origina da água da fonte. Seu pH inicial dependerá de sua localização e de qualquer filtragem que você tenha em sua casa. Se você estiver usando aditivos para manipular seu pH para acomodar certas espécies de peixes, é fundamental que você faça seus próprios testes em vez de confiar no que o frasco prescreve, a menos que esteja começando com água RO. Dependendo da composição química da água da torneira, os aditivos de tamponamento podem reagir de maneira diferente dependendo de quais cátions e íons estão presentes em várias concentrações. Um teste simples é fácil usando um volume conhecido de água e um peso conhecido, não o volume, de seu aditivo. Teste seu pH e kH antes e depois de misturar. Agora você saberá exatamente quanto adicionar para ajustar seu pH corretamente.

A segunda causa mais comum de pH alto é a atividade de muitas plantas e / ou algas. Plantas e algas sobrevivem nos processos de duelo de fotossíntese e respiração. A respiração em plantas e algas ocorre na ausência de luz solar e é a mesma que a maioria dos organismos aeróbicos na Terra. Resumindo, a respiração celular usa oxigênio e combustível para criar energia ou calor, dióxido de carbono e água. No reverso, a fotossíntese usa a energia da luz para levar dióxido de carbono e água para produzir oxigênio e combustível para as plantas sobreviverem. Ao remover o dióxido de carbono do meio ambiente, e não alterar a alcalinidade do carbonato, seu pH pode subir lenta ou dramaticamente, dada a quantidade total de vida vegetal em seu lago ou aquário.

Se você tiver certeza de que sua fonte de água está calibrada corretamente e suas plantas não estão sobrecarregando seu aquário, você pode se beneficiar de uma avaliação mais completa de sua fonte de água.

Podem existir outras razões para ocorrer o desbalanceamento do pH do seu aquário, essas foram algumas.

Para mais dicas, conte com nosso setor especializado de aquarismo:

#Copacabana : ✅ WhatsApp: (21) 98485-5387 – Rua Santa Clara nº 110, loja A – ☎ Telefone: (21) 2257-2000

Fonte: spacepet / wikipedia