Dica: Como estimular seu pet a consumir líquidos

Sabemos que, para nos manter saudáveis, devemos consumir uma quantidade ideal de água diariamente, e com os pets funciona da mesma forma.
A ingestão de líquidos ajuda a prevenir patologias, como doenças renais e a manter a temperatura corporal do animal.
Por isso, mesmo no outono/inverno, é importante estimular o consumo de água para os pets.

Alguns pets já costumam beber uma boa quantidade de água naturalmente, contudo outros precisam de estímulos por parte dos tutores para ingerir mais líquidos, como acontece com alguns gatos, por exemplo.

O bebedouro ideal

Na hora de escolher um bebedouro para o pet, o tutor precisa avaliar a altura , para não prejudicar a coluna do animal e facilitar a ingestão de água, inclusive para os pets mais velhos.

O ideal é procurar materiais que sejam facilmente laváveis, que não sejam porosos, preferencialmente sem corantes e, se possível, térmicos para manter a água sempre fresca, sem odor e gosto.

Para os gatos, além das dicas acima, o tutor deve procurar potes largos, para que eles não encostem os bigodes nas laterais . Alguns animais preferem fontes, que são uma opção para gatos que gostam de água fresca.

Para os cães, existe a opção de bebedouros automáticos verticais, similares com os de hamsters. Geralmente, animais com pelos mais longos se adaptam melhor a esse modelo e evitam também a proliferação de fungos.

A água deve ficar perto da ração?

O bebedouro pode ficar próximo ao pote de ração dos cães, mas com uma distância razoável, para não molhar o alimento acidentalmente e acabar estragando.

Para os gatos, a água nunca deve ficar próximo ao pote de ração. É provado que os bichanos bebem menos água se o bebedouro estiver próximo ao alimento. Pode sim estar no mesmo ambiente, mas a uma distância considerável.

Uma dica é ter vasilhas com água por vários cômodos da casa.

Temperatura ideal da água?

A água deve estar fresca, para estimular a ingestão, pode ser adicionado pedras de gelo em dias de muito calor, para manter o frescor e estimular brincadeiras. O tutor deve evitar temperaturas muito geladas, para não prejudicar o animal.

Caso considere que a temperatura ambiente esteja muito quente, poderá misturar com água gelada, ou adicionar mais pedras de gelo.

Hidratação por alimentos

Para animais idosos e gatos é indicado o uso de alimentos úmidos , como sachês, para estimular a ingestão de líquidos.

Alguns gatos não ingerem água de forma alguma, ou em quantidades muito pequenas, nesses casos o tutor deve adicionar a dieta úmida para ajudar a manter a hidratação do pet e evitar o surgimento de pedras nos rins e bexiga.

Encontre tudo para seu pet nas Lojas Patas & Penas Pet Shop! Veja a loja mais próxima

Caso verifique que seu pet está consumindo menos líquidos, consulte com seu veterinário.

Fonte: canal do pet / how to