Por que alguns cachorros dormem de barriga para cima?

Você já viu o seu cachorro dormindo de barriga para cima? Esta é uma situação totalmente comum e até um pouco improvável – visto que os cães sempre vão proteger suas regiões mais sensíveis e vitais, como a barriga.

Se você já leu nosso artigo sobre a anatomia do cachorro, sabe que é na barriga que ficam seus órgãos. Logo, esta é uma região totalmente indispensável para a sobrevivência da espécie. Então, proteger esta região ou mesmo sentir uma sensibilidade grande na barriga é bastante comum por parte dos cãezinhos.

A única maneira de um cachorro deixar que o tutor encoste em sua barriga, é quando há muita confiança envolvida. E isto explica perfeitamente um cachorro dormindo de barriga para cima: Ali, ele não está preocupado com absolutamente nada!

Os cães que têm o hábito de dormir com a barriga para cima tendem a ser bastante seguros e bem socializados, além de isso ser um indicativo de que eles se sentem bem onde estão: um ambiente que, para eles, é familiar e protetor. Isso porque dificilmente um cão que se sente ameaçado ou desconfortável – como no frio, por exemplo – vai dormir nessa posição. No verão essa posição é mais comum, já que não precisam reter o calor, mas sim refrescar-se.

Quando o cão se vira de barriga para cima perto de você na hora de dormir, isso pode ser um sinal de que ele quer dormir com afagos na barriga, e que ele confia o suficiente em você para ficar em posições vulneráveis sem sentir-se ameaçado. Você é, para ele, um protetor perto do qual ele sente-se sempre seguro.

Muito fofo, não é?

Fonte: club dos pets / portal do dog / yahoo