Dermatite em Cães: Principais Causas

A dermatite é um problema de pele que pode afetar qualquer cão. Pode ser confundido com outros problemas de pele, mas causa desconforto extremo e pode até resultar em lesões infectadas. Saber os sinais e as causas desse problema recorrente pode ajudá-lo a obter algum alívio para o seu cão e, potencialmente, até mesmo evitar o que contribui para o problema.

O que é dermatite em cães?

Dermatite é uma doença de pele que causa coceira, vermelhidão e lesões na pele de cães. Muitas vezes, é uma condição crônica da qual muitos cães sofrem e pode ocorrer durante todo o ano, sazonalmente ou situacionalmente, dependendo da causa subjacente do problema. As pessoas também podem ter um tipo específico de dermatite chamada dermatite atópica e podem descrevê-la como uma erupção cutânea com coceira.

Existem vários tipos diferentes de dermatite observados em cães e eles são atribuídos à causa subjacente, mas a palavra dermatite pode ser usada para qualquer tipo de inflamação da pele.

  • Dermatite atópica
  • Dermatite tipo atópica (uma variante da dermatite atópica)
  • Dermatite alérgica a pulgas
  • Dermatite de contato
  • Dermatite por lambedura (também conhecida como granuloma por lambedura)
  • Dermatite piotraumática (também conhecida como pontos quentes ou dermatite úmida aguda)
  • Dermatite Malassezia

Prurido ou coceira é o sintoma clássico de dermatite em cães. Cães com dermatite atópica podem coçar mais intensamente à noite, então os donos costumam notar o tilintar das coleiras enquanto tentam dormir. Esse sintoma também é observado em pele vermelha e úmida, perda de cabelo e feridas ou lesões na pele. Um odor fétido da pele também pode ser detectado se ela estiver infectada.

Causas de dermatite em cães

Os cães podem desenvolver um tipo de dermatite por uma ou mais coisas, mas qualquer coisa que cause irritação na pele e coceira pode ser chamada de dermatite.

  • Alergênios ambientais – gramíneas, ácaros, pólen e outros alérgenos ambientais comuns podem causar dermatite atópica em cães alérgicos a eles.
  • Alergênicos alimentares – embora as verdadeiras alergias alimentares sejam incomuns, se um cão for alérgico a algo que come, esses alimentos podem causar dermatite atópica.
  • Infecção cutânea por fungos – a dermatite por Malassezia é causada quando um cão tem uma infecção por fungos na pele.
  • Pulgas – se um cão é alérgico a pulgas, a dermatite alérgica a pulgas pode ser causada quando uma pulga pica um cão.
  • Trauma auto-induzido – Coçar e lamber incessante pode causar trauma que pode resultar em dermatite acral ou dermatite piotraumática.
  • Substâncias ou superfícies que irritam a pele – produtos de limpeza, detergentes, amaciantes de roupas e vários produtos químicos que podem entrar em contato com a pele de um cão podem causar irritação e subsequente dermatite de contato.

Diagnosticando Dermatite em Cães

Se você suspeita que seu cão desenvolveu dermatite, uma visita ao seu veterinário é necessária. Seu veterinário fará um exame físico completo e alguns testes de diagnóstico para confirmar ou descartar dermatite.

Na clínica Patas & Penas Pet Shop Gávea, você encontra médicos veterinários de excelência e zelosos, sempre à postos para cuidar do seu companheiro pet!

➡ Realize o agendamento hoje mesmo:

✅ WhatsApp: (21) 98849-3665

☎ Telefone: (21) 2294-8888

Rua Marquês de São Vicente nº 7 – Gávea

Fonte: meu pet