Estudo: Cães podem ajudar no aprendizado de estudantes

Para universitários em crise, a melhor forma de combater o estresse pode ser simples: um cachorro. A conclusão é de um artigo escrito por professores da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, e publicado no periódico AERA Open, da Associação Americana de Pesquisa Educacional, na última terça-feira (11).

O estudo acompanhou 309 estudantes que participaram, durante um mês, de programas focados em terapia com cães. Seis semanas depois que as atividades foram encerradas, os pesquisadores notaram uma melhora na função executiva do cérebro de alunos sob maior risco de problemas de aprendizado e saúde mental.

O grau de vulnerabilidade foi atribuído a cada pessoa com base no histórico de falhas acadêmicas, pensamentos suicidas, saúde mental e dificuldades de aprendizagem.

A pesquisa também revela que programas de terapia com cães podem melhorar as habilidades de pensamento e planejamento de alunos estressados ​​de forma mais eficaz do que programas de gerenciamento de estresse com abordagens tradicionais.

Essa última estratégia costuma seguir os moldes de uma aula teórica: os estudantes escutam um especialista, assistem aos slides e fazem anotações sobre como dormir melhor, estabelecer metas ou lidar com estresse e ansiedade.

Aprender sobre estresse é estressante. Mas, quando se tem cachorros, esse quadro muda, porque a interação humano-animal faz com que os estudantes relaxem e tenham atitudes e pensamentos positivos.

Ao acariciar cães, os alunos ficam mais tranquilos e podem lidar com fatores de estresse de uma maneira melhor, sem ficarem sobrecarregados. Essas condições são favoráveis para atividades como pensar, estabelecer metas, encontrar motivações, se concentrar e lembrar o que foi ensinado em aula.

Cãezinhos são ou não seres incríveis?

Fonte: galileu