Por que meu cachorro ronca?

Você está tirando uma soneca com seu amigo canino e de repente ouve um ronco. Você pode achar que é adorável ou talvez o ronco o mantenha acordado à noite. De qualquer forma, o ronco pode indicar um problema médico, em alguns casos. Continue lendo para saber mais sobre por que seu cão está roncando.

O que é o ronco?
O ronco é um som gerado durante o sono pela vibração de tecido solto nas vias aéreas superiores. O ronco ocorre quando as passagens nas vias aéreas superiores, que incluem o nariz, a parte posterior da boca ou a garganta, vibram de forma audível durante a respiração. As vibrações e o ronco resultante são mais prováveis ​​de ocorrer quando os tecidos das vias aéreas superiores estão relaxados durante o sono.

Meu cachorro está roncando normal?
O ronco em cães pode ser normal, mas em alguns casos, o ronco pode indicar um problema médico.

Por que meu cachorro ronca?
Existem vários motivos que podem fazer com que seus cães roncem quando estão dormindo, mas a seguir estão algumas das causas mais comuns.

Raça braquicefálica: as raças de cães braquicefálicos , como Pugs, Bulldogs, Boston Terriers, Pekingese e Boxers são frequentemente predispostas a roncar. Conseqüentemente, os ossos do crânio de cães braquicefálicos são encurtados em comprimento, dando ao rosto e nariz uma aparência empinada. Com as passagens nasais encurtadas desses cães, eles costumam desenvolver problemas respiratórios, incluindo ronco.

Excesso de peso: Cães com excesso de peso têm maior tendência a roncar devido ao excesso de gordura depositado nos tecidos ao redor das vias aéreas superiores. Uma das muitas razões pelas quais você deve tentar evitar que seu cão fique acima do peso.

Posição de dormir: Os cães podem dormir nas posições mais inacreditáveis ​​devido à sua flexibilidade e, às vezes, essas posições estranhas podem fazer seu cão roncar. Nesse caso, o som deve ser breve e parar quando o cão mudar de posição.

Problemas respiratórios: doenças respiratórias, incluindo uma infecção bacteriana ou fúngica e asma, muitas vezes podem causar ronco. Outros sintomas de infecção respiratória são secreção nos olhos e nariz, espirros, tosse e diminuição da atividade e do apetite.

Problemas dentários: doença dentária, um dente com abscesso ou qualquer crescimento ou massa na cavidade oral ou nos seios da face podem ser a causa raiz do ronco.

Embora o ronco possa ser normal para seu cão, é importante saber quando se preocupar. Se você notar que seu cão começa a roncar repentinamente, ele fica mais alto ou se ele está apresentando outros sintomas junto com o ronco, como espirros, tosse e mudanças no apetite ou comportamento, você deve entrar em contato com o seu veterinário.

Fonte: sprucepet / meupet / wikipedia