5 curiosidades sobre Gatinhos

1. Gatos ronronam em diferentes estilos e tons

Enquanto os filhotes têm a capacidade de ronronar em apenas uma nota, felinos adultos são capazes de ronronar a partir de duas ou três notas distintas.  A frequência do ronronar do gato é sempre em torno de 26 ronronos/segundo, similar à frequência de um motor a diesel.

2. Felinos possuem 100 tipos de vocalizações distintas

Apesar do gato apenas miar e ronronar, o felino é capaz de produzir uma sequência de sons distintos para se expressar com o seu tutor e outro repertório diferente para se comunicar com outros gatos. Com tantos sons, o gato consegue criar mensagens específicas e até reservar um tipo de miado somente para o seu tutor.

3. Gatos não precisam mastigar a comida

Os gatos conseguem engolir e digerir a comida mesmo sem mastigá-la. Diferentemente dos humanos, que movimentam a mandíbula para cima, para baixo e para os lados, os gatos só conseguem movimentá-la para cima/baixo.  Sendo assim, eles usam os dentes para rasgar a presa, mas depois engolem os pedaços inteiros sem mastigar. Aliás, as diferenças entre as arcadas dentárias dos felinos, naturalmente carnívoros, e dos animais onívoros e herbívoros são enormes e refletem exatamente as particularidades de cada tipo de dieta.

4. Gatos usam o bigode para determinar se cabem em um espaço

Gatos não precisam saber o seu peso ou tipo corporal para determinar se cabem em um lugar ou não.  Usando somente o seu bigode ele determina se vai caber tranquilamente ou se vai ficar apertado em um canto.

5. Gatos não conseguem sentir o gosto de coisas doces

Um dos melhores jeitos de agradar o gato é oferecê-lo petiscos salgados, pois eles não sentem gosto de coisas doces.  Petiscos com sabor de salmão, como esse, tendem a ser bem aceitos por felinos.  Converse com o seu veterinário antes de mudar a dieta do seu gato.

Fonte: LinkAnimal