Periquito Lutino: conheça a espécie

O lutino é um tipo de periquito que pertence à família dos papagaios. Esses animais de estimação inteligentes e afetuosos, e vêm em uma ampla variedade de cores de penas vibrantes. A variação lutino dessa espécie é causada por uma mutação específica do gene ligada ao sexo que causa suas penas amarelas. Como duas aves não lutino são capazes de produzir bebês lutinos, ele é considerado um gene recessivo.

Os periquitos são nativos da Austrália e esta espécie em particular é algumas vezes referida como o albino ou versão “albino amarelo” do periquito verde mais conhecido .

Origem e História
O lutino foi observado pela primeira vez no início de 1800 por um explorador na Austrália. Na natureza, a maioria dos periquitos tem coloração verde ou amarela, e esses periquitos foram introduzidos na Inglaterra na década de 1840. Os comerciantes começaram a vender periquitos como animais de estimação e o lutino amarelo nasceu à medida que os entusiastas começaram a criar os pássaros para experimentar diferentes cores e padrões.

Temperamento
Os periquitos continuam sendo os mais populares de todos os pássaros de companhia, e por boas razões. Assim como outras espécies de periquito, o lutino é uma ave curiosa, ativa e sociável que dá um ótimo animal de estimação. Claro, isso também significa que eles precisarão de muita atenção, pois podem se entediar facilmente quando deixados sozinhos por longos períodos de tempo.

Eles são brincalhões e amigáveis, e também podem ser treinados com bastante facilidade. Seu periquito lutino deve ser capaz de aprender comandos básicos como “subir” ou “descer”.

Fala e Vocalizações
Esses periquitos são amigáveis ​​e sociáveis ​​e podem ser ensinados a falar. Ao fornecer sua interação diária, você notará que o lutino tem uma voz aguda, porém doce.

Cores e marcas de Lutino
O lutino tem penas amarelas exuberantes em seu corpo e cabeça, mas uma cor amarela mais pálida em sua cauda e penas de vôo primárias. Eles normalmente também têm manchas nas bochechas branco-prateadas e olhos vermelhos ou rosa (suas pernas e bicos também têm uma tonalidade avermelhada).

Muito fofos, não é?

Fonte: birds / wikipedia