Curiosidades surpreendentes sobre o Olfato dos cães

Quando se trata de olfato, os cães definitivamente têm uma vantagem sobre nós, humanos. Portanto, não é nenhuma surpresa que nossos amigos de quatro patas geralmente usem o nariz para realizar tarefas importantes e até mesmo para salvar vidas – desde servir como cães militares que podem farejar a presença de bombas ou armas até treinar como cães de serviço que pode alertar seu tutor epiléptico para uma convulsão iminente ou um diabético quando o açúcar no sangue está baixando muito.

Eles podem cheirar as emoções humanas
Todos nós sabemos que os cães podem cheirar uma guloseima – ou seu jantar de frango – do que parece estar a um quilômetro de distância, mas a pesquisa sugere que o olfato de um cão pode captar muito mais do que comida (ou animais selvagens, lixo ou seu meias sujas).

O focinho de um cachorro também pode detectar medo ou até mesmo tristeza, porque nossos colegas caninos podem sentir o cheiro de adrenalina – também conhecido como o hormônio “lutar ou fugir”. Quando se trata de “cheirar o seu medo”, um aumento da frequência cardíaca e do fluxo sanguíneo envia substâncias químicas corporais distintas para a superfície da pele, que um cão pode sentir quase imediatamente.

Então é por isso que o melhor amigo do homem é frequentemente considerado como um animal de serviço ou apoio emocional, já que eles podem ser treinados para “cheirar” ataques de ansiedade ou outros eventos adversos em seus humanos. Os cães também são conhecidos por “cheirar” doenças, incluindo câncer, pois deixam marcas de odor específicas no corpo humano e nas secreções corporais, como suor, hálito ou urina.

Seu cachorro acha que você (e seus amigos) cheiram
Embora a maioria dos humanos tome banho regularmente e tente disfarçar os odores naturais do corpo com produtos como desodorantes e perfumes, não há como esconder seu cheiro único de um cachorro. E, sim, é mesmo por isso que muitos cães vão cumprimentá-lo (ou, mais embaraçosamente, seus amigos ou parentes) com um focinho direto na região da virilha, que é rica em glândulas sudoríparas apócrinas que produzem feromônios que transmitem informações sociais importantes para seu cão.

Também há uma boa razão para os cães se farejarem
Também pode ser uma situação desconfortável quando você está passeando com seu cachorro e ele para para cheirar os genitais ou o traseiro de outro cachorro . Mas para o seu cão, é completamente aceitável – e eles estão fazendo isso por um bom motivo. Quando os cães farejam uns aos outros, eles estão descobrindo detalhes importantes sobre seu novo amigo, uma vez que o olfato de um cão pode realmente determinar informações que vão desde o que seu novo companheiro canino comeu até mesmo uma estimativa de sua idade.

E por falar nisso, quando os cães “marcam” por toda a vizinhança, eles estão na verdade se comunicando com outros cães. Portanto, farejar árvores (e depois deixar prontamente seu cartão de visita) é, na verdade, a maneira de um cachorro ficar em dia com as fofocas da vizinhança.

São incríveis, não é?

Fonte: meu pet